PluriBlog

DESCUBRA TRÁS-OS-MONTES NUM DESTES FINS DE SEMANA!

imagem2
Tapetes. Caxemira. Encostas em tons lilás e amarelo sob fundo verde e   graníticas franjas cinza.
É assim o nosso Trás  – os- Montes na Primavera: tapetes de improváveis tons caxemira.

4

Mágico. Tão mágico que desemboca em plácidos recantos ao mais puro estilo anos vinte: as Pedras Salgadas e Vidago. Passeie calmamente nos jardins, prove a água, descubra as moradias recortadas, o casino  e a carrinha de transporte  , azul bébé,   da mesma época.

5

Pode tomar banho, passear no lago, andar a pé ou de bicicleta , jogar golf , correr , ler ou meditar ( eu optei pela bicicleta  e pela  leitura ).

6

Para pernoitar e jantar  descubra o Vidago Palace Hotel. Sinta-se Vintage nas escadarias de madeira, nos bares e restaurantes espelhados, nas casas de banho de banheiras e pormenores torneado, homenagem às mulheres então mais curvilíneas…

7
Faça um jantar gourmet, sob o sabores do chefe Rui Paula, sem esquecer os vinhos selecionados para cada prato, no imponente salão  Nobre, ao sim de um piano de cauda e sinta-se tão mimada como noutros tempos …

8

Se tiver vontade de andar mais para trás no tempo, suba a montanha até Santa Leocádia e sinta que o granito tem muitos tons e muitos contos, quando visitar as aldeias e conversar com os poucos habitantes,   já de  muita idade ,  que encontrar. Note a sua  voz cantada e as
histórias quase sempre entre  portugueses  espanhóis, afinal a fronteira está perto…

9

Vão convidá-lo para provar os enchidos, o presunto, as alheiras , o folar salgado, as azeitonas, acompanhando nozes, amêndoas e vinho. Que bons sabores (para mim nada como  o “chouriço preto com mel” , conhece?). Descanse na escadaria imponente da Igreja do século
XII, com dois magníficos cedros (as árvores rareiam por aqui) e sinta-se um guerreiro a observar o “seu” vale  a perder de vista.

10
Ao fim da tarde faça um ramo de mimosas, afinal estamos em Maio, e regresse calmamente a casa.

Este texto  foi escrito para os transmontanos  da  minha família. Uma homenagem aos mais velhos e um chamamento para os mais novos: mágicos tapetes em tons lilás e amarelo !

Partilhar

Um Comentário

  • Vivian Aleixo

    Gostei bastante das passagens e o que trás do monte nos pode oferecer.

    Colocado a 22 Maio, 2015 às 15:51 | Permalink

Deixa um comentário

O teu e-mail nunca é mostrado. Campos necessários marcados com *

*
*