PluriBlog

SALADAS QUENTES PARA OS DIAS FRIOS

 

 

Nestes dias frios, apetece ainda mais comer coisinhas gostosas. Nem sempre temos tempo para cuidar corretamente da nossa alimentação. Mas ter atenção ao que ingerimos e não comprometer a nossa saúde é fundamental. Chegamos tão cansados do trabalho que muitas vezes não nos sobra energia suficiente para cozinhar. Por isto, transforme a sua cozinha, torne-a ainda mais saborosa e saudávele mantenha uma alimentação equilibrada.Para facilitar um pouco estas atividades diárias do lar, apresentamos algumas boas dicas de saladas quentes, que são ótimas opções de receitas fáceis e práticas para o inverno. Saudáveis e deliciosas as saladas são fáceis de preparar e ótimas de comer. Veja então algumas receitinhas que prepararmos para si aqui no Pluri Blog.

 
Salada de Camarão
100g de camarões médios
Tomate cereja
Sementes de sésamo
2 colheres de azeite
Vinho branco
Alho
Cebola
Sal e pimenta (a gosto)
1l de caldo de legumes
20g de nozes

Modo de preparo: Refogue o alho e a cebola incluindo as nozes e o vinho branco. Quando desidratar, acrescente caldo de legumes. Cozinhe os camarões em caldo de legumes, sal e pimenta, e frite até dourar, acrescente os tomates cerejas cortados ao meio. Coloque-os em um prato e banhe com um fio de azeite.
 

Salada de Espinafre

 
Espinafre fresco
Pinhões
Azeite de oliva extra virgem
Sal e pimenta (a gosto)
 
Modo de preparo: Coloque na frigideira algumas gotas de azeite de oliva, sal e pimenta a gosto. Quando o tacho estiver quente, acrescente os pinhões e deite uma cama de espinafre. Saltear até envolver todos os ingredientes. Para finalizar acrescente tomate seco.
 

 

Salada de Legumes – Ratatouille

 
1 Courgette
1 Beringela
1 Pimento vermelho
1 Cebola média
2 Tomates
1 Dente de alho
2 C. sopa azeite
Q.b. sal e pimenta
 

Modo de preparo:Lave a beringela e corte-a em rodelas de 2,5cm. Faça o mesmo com a courgette.Corte a cebola em rodelas e os tomates em cubos. Retire as sementes do pimento e faça o corte em tiras. Coloque tudo dentro de um tacho e povilhe generosamente com sal. Acrescente a cebola e o dente de alho no azeite e leve ao forno durante 40 minutos.

 

 

Salada de Bacalhau com Grão e Farofa de Laranja

1 posta alta de bacalhau demolhado (que lasque facilmente)
(ou quem preferir, umas sobras de bacalhau cozido ou assado)
1 dl de azeite virgem extra
1 dente de alho esmagado
1 tigela de sopa de grão-de-bico cozido
2 ovos cozidos e cortados em quartos
1 laranja descascada e cortada em gomos
1 pão de mistura
1/2 laranja sumo de laranja
1 colher de chá de pimentão doce
Sal e pimenta q.b.
Salsa picada para salpicar
  

Modo de preparo: Cozer a posta de bacalhau em água fria temperada com um pouco de sal. Quando levantar fervura, contar 5 minutos e retirar a posta, colocando numa taça com água fria para arrefecer. Lascar a posta de bacalhau e saltear as lascas numa frigideira com o azeite e o alho esmagado; reservar. A parte, cozer os ovos em água a ferver temperada com um pouco de sal durante 8 minutos, colocando-os numa taça com água fria para arrefecerem e serem posteriormente descascados e cortados em quartos; reservar. Cozer também o grão-de-bico em água temperada com sal e um fio de azeite, até estarem tenros; escorrer e passar por água fria para arrefecerem rapidamente. Colocar o grão numa taça funda e acrescentar as lascas de bacalhau (reservar o azeite), os ovos cozidos e os gomos de laranja. Regar com o azeite de alho e um pouco de sumo de laranja e envolver os ingredientes. Preparar a farofa de laranja: cortar o pão em pedaços e colocá-los no robô de cozinha. Acrescentar um fio de azeite, a raspa e o sumo de laranja, o pimentão-doce e temperar com um pouco de sal e pimenta. Triturar tudo muito bem e polvilhar a salada com a farofa e a salsa picada.

 
 
 
Salada de Frango, arroz selvagem e salada de abóbora 
 
Caldo de galinha
150g de arroz selvagem
250g de frango assado
Abóbora
Alho
Cebola
Azeite de Oliva
Manjericão fresco para decorar 
Sal
Pimenta preta
 
Modo de preparo: Em uma panela média, coloque o caldo de galinha a ferver e adicione o arroz basmati. Cozinhe por 20 minutos ou até ficar macio. Escorra e deixe esfriar. Em uma frigideira, refogue a cebola, alho e depois acrescente o peito de frango, acrescente um pouco de poupa de tomate e deixe até ficar macio e no ponto de desfiar. Pré-aqueça o forno a 180C, enquanto isso, misture a abóbora no azeite e coloque no recipiente e coloque para assar durante 20 minutos,até ficar macio. Retire do forno e deixe esfriar.Coloque o arroz selvagem resfriado, frango desfiado e abóbora em uma tigela grande, regue com azeite, tempere com sal, pimenta e misture delicadamente para combinar. Decore generosamente com manjericão fresco.
 
Bom apetite!
 
 

Partilhar

Comentários (2)

  • Anonymous

    dá vontade de entrar dentro do ecran e tirar um pouquinho de cada salada!

    Colocado a 24 Fevereiro, 2014 às 18:42 | Permalink
  • Anonymous

    Que delícia de saladas!

    Colocado a 25 Fevereiro, 2014 às 13:44 | Permalink

Deixa um comentário

O teu e-mail nunca é mostrado. Campos necessários marcados com *

*
*