PluriBlog

ASSUMA AS BRANCAS COM MUITO ESTILO

destaque

Muita gente quando encontra um fio de cabelo branco entra em desespero. No entanto, um cabelo grisalho ou branco bem tratado pode ser muito chique, desde que tenha o corte adequado, um bom tratamento e esteja sempre penteado com estilo.

destaque2

Os cabelos brancos já deixaram de ser sinônimo de falta de vaidade feminina ou apenas sinal da idade, hoje em dia os fios despigmentados conferem um ar de modernidade e sofisticação ao look. Para assumir de vez o visual grisalho, no entanto, não basta apenas parar de colorir os fios. É preciso adotar cuidados específicos para evitar a indesejada tonalidade amarelada.

Cabelos-brancosCom o tempo, a melanina que pigmenta os cabelos diminui, causando a perda da cor e o surgimento dos cabelos brancos, que tendem a ficar amarelados e sem brilho. A principal causa para a mudança na cor é a oxidação natural, que ocorre devido a exposição a altas temperaturas, como as radiações solares ou o uso constante de aparelhos como secador de cabelo ou prancha. Para evitar o tom amarelado antes mesmo que ele apareça, o ideal é utilizar o shampoo neutralizador uma vez por semana.

Cabelos-brancos2Brancas já amareladas: como resolver o problema – Para remover o aspecto amarelado dos fios, o mais indicado é apostar nos shampoos neutralizadores, também conhecidos como desamareladores, que eliminam essa tonalidade e deixam o cabelo com um branco puro, puxando para o acinzentado e muitas vezes para o prateado. Este produto específico costuma ter uma tonalidade azul ou roxa por conter uma alta concentração de pigmentos, que o torna capaz de interagir com os pigmentos naturais do cabelo de forma a neutralizá-los.

Cabelos-brancos3

O cabelo grisalho é naturalmente mais rebelde e difícil de domar, pois a falta da melanina faz com que a fibra capilar tenha menos capacidade de se nutrir e produzir queratina. Desta forma, o folículo atrofia e afina os fios, que ficam mais sensíveis e com maior tendência ao ressecamento. Por isso é indispensável apostar em procedimentos de hidratação, como a selagem ou a cauterização. Os produtos capilares para cabelos brancos precisam ter alto poder hidratante para compensar a perda da melanina. A hidratação semanal é obrigatória e de preferência revezando máscaras de hidratação com de reconstrução.

Cabelos-brancos4

Pessoas com o cabelo mais escuro tendem a produzir melanina em maior quantidade do que quem tem o cabelo mais claro, e também importante referir que a produção de melanina é determinada geneticamente por isso há pessoas que ficam precocemente com o cabelo branco. Outra “curiosidade” é que certas doenças como anemia ou problemas de tiróide podem acelerar o aparecimento de cabelos brancos.

Cabelos-brancos5

É importante também referir que as pessoas com o cabelo mais escuro tendem a produzir melanina em maior quantidade do que quem tem o cabelo mais claro, e também importante referir que a produção de melanina é determinada geneticamente por isso há pessoas que ficam precocemente com o cabelo branco. Outra “curiosidade” é que certas doenças como anemia ou problemas de tiróide podem acelerar o aparecimento de cabelos brancos.

Cabelos-brancosHOMEMDependendo do seu tom de pele, terá a sua cabeleira branca mais cedo ou mais tarde. É claro que existem variações, dependendo da genética ou saúde, mas geralmente há uma faixa etária que serve para exemplificar como os cabelos mudam de acordo com a etnia. Se a sua pele for branca, é provável que o processo comece por volta dos 35 anos. Orientais costumam descobrir as brancas com 50 anos e quem tem a pele negra deve ver os fios a perder a cor por volta dos 55.

Cabelos-brancosHOMEM2

Assumir as brancas é uma prova de autoconfiança e atitude. Geralmente associado à experiência e maturidade, um cabelo grisalho pode deixar um homem ainda mais charmoso e interessante. Para quem deseja apenas poucos fios brancos, uma opção é recorrer às madeixas invertidas, que consiste em acrescentar reflexos mais escuros para dar um ar “George Clooney” ao visual.

mask