PluriBlog

BENEFÍCIOS DO SONO

 

nossa rotina hoje em dia é, na maioria das vezes, muito stressada. Para as mulheres modernas, os compromissos são muitos, ter de se dividir entre a vida doméstica, profissional e familiar não é tarefa fácil e tudo fica mais difícil quando este ritmo acelerado compromete o sono. 

Ao dormirmos pouco, deixamos de ter vários benefícios que o sono nos traz para a saúde física e mental. 
Dormir bem a noite é essencial para acordarmos renovados e com disposição para enfrentarmos mais um dia. 

Uma má qualidade do sono desorganiza todo o nosso metabolismo, prejudicando assim a síntese de várias hormonas que podem levar a problemas de saúde.
 
 
Conheça as várias funções essenciais que o sono concede ao nosso organismo.
 
Na prevenção da obesidade, segundo vários estudos dormir pouco reduz cerca de 50% a perda de gordura. Pessoas que dormem entre 6 a 8 horas por dia queimam mais calorias. Outro aspecto é que durante o sono produzimos hormonas chamadas leptinas, estas controlam a fome, dando-nos a sensação de saciedade. Para quem dorme mal, a produção desta hormona vai diminuir. Em consequência irá ter mais fome durante o dia, o que leva a ingestão exagerada de alimentos. 
Na hipertensão arterial, ter dificuldade em dormir durante a noite, não conseguir descansar deixa-nos num estado de excitação. Com isto vamos aumentar a produção e actividade de adrenalina que por sua vez eleva a pressão arterial. Se este estado se conservar durante algum tempo pode gerar hipertensão.
 
Melhora a memória, durante o sono ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões nervosas. O cérebro absorve todas as informações do nosso dia-a-dia durante o sono, é normal que quem dorme mal venha a ter dificuldades de se lembrar de eventos passados. 
 
Ajuda na depressão, resultado de vários estudos mostram que as pessoas que dormem mal têm índices baixos de qualidade de vida e isso leva a aumento da taxa de depressão.
Melhorias no desempenho do trabalho: quem não dorme bem não descansa o suficiente, fica com sonolência durante o dia. Uma boa noite de sono garante maior disposição face ao trabalho.
 
Siga os nossos conselhos e durma melhor!

 

 
Tenha cuidados com a alimentação. Uma dieta equilibrada traz benefícios para a qualidade do sono. Evite café e álcool  a noite, assim como ir para a cama após as refeições. 

Crie hábitos diários, deite-se e acorde às mesmas horas.

Opte por tarefas tranquilas antes de dormir. Ler, ouvir musica ou simplesmente conversar deixam-no mais relaxado o que facilita o adormecer. Televisão e computador estão proibidas pois são muito estimulantes. 

Vá para a cama só quando estiver com sono. Ficar na cama ansiosa por adormecer vai causar insónias e piorar a situação.

Faça exercício físico, liberte o stress através do desporto. O corpo ficará mais cansado  mas mais relaxado o que ajuda a dormir melhor. 

Partilhar

Deixa um comentário

O teu e-mail nunca é mostrado. Campos necessários marcados com *

*
*