PluriBlog

EFEITOS DO INVERNO NO NOSSO CORPO

 

 

 
A temperatura média do nosso corpo deve-se manter entre 36º e 37º. Quando está mais frio, o corpo tenta adaptar-se a essa diferença de temperatura. Este precisa estar aquecido para funcionar bem.
 
Influência do inverno no nosso corpo
 
Fome: No inverno precisamos de mais energia para manter a temperatura corporal, por isso sentimos mais fome, o corpo necessita da energia dos alimentos.
 
Preguiça: O metabolismo fica mais lento. Aparece aquela sensação de sonolência, cansaço e fica difícil sair da cama. Tente contornar a situação e mantenha-se com um estilo de vida mais activo, com actividades para o corpo e para a mente.
 
Mau humor: Nesta época há uma menor produção de serotonina, esta é responsável por promover a sensação de bem estar, assim como regula o sono e saciedade. Sempre que der apanhe um pouco de sol no inverno, este aumenta a produção de serotonina.
 
Pele: Com o inverno a pele fica mais seca. Além do vento frio outro factor que influencia o ressecamento da pele é os banhos com água muito quente. Invista numa boa hidratação e beba muita água.
Não esqueça de usar protetor solar e também o labial, já que os lábios sofrem muito com o frio.
 
Doenças: O tempo frio é sinónimo de gripe, constipações e tosse além de provocar dores nas articulações.
 
 
Sabia que:
O arrepio é um truque utilizado pelo organismo em que os pequenos músculos contraem-se na raiz dos pêlos, deixando-os em pé. E evitando que calor de saia do corpo.
O tremer é outro mecanismo de proteção. Quando o organismo percebe que está a arrefecer, o cérebro manda sinais para os músculos vibrarem. Essa tremedeira produz calor necessário ao corpo.
 
 

Partilhar

Deixa um comentário

O teu e-mail nunca é mostrado. Campos necessários marcados com *

*
*