Login Área Pessoal
Ainda Não tem conta
Criar Conta

PluriBlog

Natura Sibérica: Cuidados essenciais para mãos e pés

As mãos e os pés têm o poder de reflectir não só a nossa saúde, como também o cuidado que temos connosco próprios e até de espelhar o nosso estado de espírito.

Em relação aos pés, unhas mal feitas e pele áspera são indícios de desleixo e falta de brio, enquanto pés hidratados e unhas bem cuidadas revelam saúde e cuidado!

Quer causar boa impressão? Cuide-se, começando pelos pés e mãos.

Se considera este um cuidado difícil, moroso ou caro siga as nossas dicas para ter sempre um aspeto cuidado e elegante, sem gastar muito tempo nem muito dinheiro.

Lavagem

O processo de lavagem pode parecer o mais elementar, mas será essencial para evitar acumulação de bactérias e maus cheiros.

Assim, lavar os pés e as mãos diariamente é uma regra de ouro.

Contudo, deve utilizar sabonetes com substâncias pouco agressivas, não adstringentes e que possam tirar a sujidade, sem alterar o pH da pele (5,5).

As mãos exigem lavagens mais frequentes pelo contato constante com elementos exteriores.

Já os pés requerem apenas uma lavagem por dia, a menos que faça desporto ou sofra de hiperhidrose (excesso de transpiração).

Quer nas mãos, quer nos pés, é imprescindível a hidratação após a lavagem.

Hidratação

O cuidado mais básico mas mais importante é manter mãos e pés sempre bem hidratados.

A hidratação suaviza e evita a pele desidratada e cria uma barreira protetora da pele.

Para além de a nutrir, o creme hidratante forma uma película delicada e perfumada, proporcionando suavidade mesmo às peles mais secas.

A falta de hidratação, para além de ser sinónimo de desleixo, pode levar ao endurecimento da pele (hiperqueratose) e à formação de calos ou fissuras.

Hidratar é, por isso, essencial!

O dorso das mãos tem a pele fina, delicada e com pouca quantidade de glândulas sebáceas, o que as tornam muito sensíveis à desidratação. As mãos são também bastante sensíveis a mudanças bruscas de temperatura e de agentes agressores que afetam sua suavidade. Por tudo isso, é extremamente importante cuidar diariamente das mãos.

Para as peles mais jovens recomendamos o creme de mãos “Taiga Daily Protection Hand Cream” da Natura Sibérica com óleo de pinho e amaranto. Para peles maduras recomendamos o “Extra-Firming Hand Cream” também da mesma marca.

Já no que toca à hidratação de pés, para conseguir esse resultado basta aplicar hidratante depois do banho e, no caso dos pés a descoberto, aplicar antes de colocar as sandálias, sabrinas ou chinelos.

Se os seus pés estiverem bastante desidratados, antes de dormir escolha um hidratante profundo, aplique-o e coloque película aderente ou meias para potenciar a hidratação durante a noite.

Para o dia-a-dia recomendamos o creme “Nourishing and Moisturizing Daily Foot Cream”, que contém cera de abelha, óleo de girassol e amaranto, ingredientes estes que ajudam não só a hidratar como também são eficazes contra varizes.

Para pés mais desidratados, recomendamos o “Smothing Heel and Foot Balm”, que contém óleo de soja, linho e cera de abelha, que não só hidrata como previne os maus cheiros.

Outra sugestão muito nutritiva é o “Natural Siberian Foot Butter” da linha Sauna & SPA da Natura Sibérica. Para além da hidratação profunda, este produto é extremamente eficaz contra bactérias.

Esfoliação

Quando se fala em esfoliação, muitas vezes pensa-se imediatamente em corpo e esquecem-se os pontos mais expostos a agressões do corpo: as mãos e os pés.

Por outro lado, quando existem calosidades ou fendas, o primeiro impulso muitas vezes é a utilização diária de uma lixa.

O processo de polir o pé auxilia, mas apenas quando utilizado com pouca frequência e bastante cuidado, para retirar apenas o excesso de pele morta.

No dia-a-dia, este processo pode tornar-se demasiado agressivo e endurecer ainda mais a pele. Assim, semanalmente deve optar por um esfoliante para suavizar as calosidades.

Já no que diz respeito às mãos, deve optar por uma esfoliação mais espaçada, recomendada apenas a cada 15 dias.

Ambos os processos de esfoliação, quer nas mãos quer nos pés, deve ser seguida de uma hidratação profunda.

Para esfoliar quer as mãos e pés, quer o corpo, recomendamos o “Reviving Body Cream Scrub” da Natura Sibérica, com ginseng da Sibéria e framboesas do Ártico, que enquanto esfoliam também nutrem a pele.

Cuidados a ter diariamente

  • Secar bem as zonas interdigitais, ou seja, entre os dedos, pois a humidade acumulada pode dar origem a micoses.
  • Pedir meia plástica nas sapatarias, pois a maioria dos fungos surge dessa falta de cuidado
  • Opte sempre por utilizar meias de algodão, pois absorvem melhor a transpiração e protegem os pés dos fungos e bactérias causadoras do mau cheiro e de micoses
  • Opte por calçados confortáveis, feitos de couro natural e forrados
  • Seque e areje seus calçados depois de usá-los, deixando-os por pelo menos duas horas em local aberto e ventilado
  • Se trabalha ou utiliza diariamente produtos químicos,  deve utilizar sempre luvas de borracha, plástico e silicone, que além de impedirem o contato direto com agentes químicos, também não deixam a mão ficar molhada por muito tempo.
  • Na praia, coloque protetor solar nos pés. Apesar de terem uma pele mais resistente, não devem de forma alguma ser esquecidos. Além de tudo, isso evita que a pele fique desidratada.

Partilhar

Deixa um comentário

O teu e-mail nunca é mostrado. Campos necessários marcados com *

*
*
mask