PluriBlog

Óleos essenciais: conheça os benefícios

Beneficios_oleos_essenciais_anadia_pluricosmetica

À medida que a ciência avança são muitos os estudos que comprovam os benefícios de produtos naturais.

Exemplo disso são os óleos essenciais, cada vez mais aclamados pela medicina convencional e pela medicina alternativa. 

Os óleos essenciais são feitos através de concentrados de plantas ou frutos e possuem princípios ativos que variam de acordo com suas composições químicas.

Dependendo da planta/fruto, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade e, claro, de benefícios.

O objectivo da utilização dos óleos essenciais é proporcionar bem-estar físico e emocional, já que possui diversos componentes químicos terapêuticos.

O uso dos óleos essenciais é bastante popular nas áreas farmacêutica, terapêutica e cosmética.

Assim, hoje em dia são utilizados de diversas formas, tais como: para o alívio de dores, o equilíbrio de disfunções emocionais, combate a bactérias ou simplesmente para alívio do stress, aumento de energia e aumento da concentração mental.

Modo de Utilização

Os óleos essenciais têm diversas finalidades: podem ser utilizados para aromatização do ambiente, compressas, massagens, inalação, limpeza da casa, na limpeza do corpo durante o banho e na pele e no cabelo como forma de tratamento.

O único óleo que pode ser aplicado directamente na pele é o óleo da árvore de chá.

Neste caso, obviamente, o produto está mais concentrado e, por isso, deve ser aplicado em pequenas quantidades: basta uma gota para o produto fazer o devido efeito.

Pode aplicar directamente com o dedo ou com um cotonete.

Antes de fazer a primeira aplicação faça um teste para saber se é alérgico ao produto: coloque 1 gota atrás da orelha, e espere 1 minuto para verificar possíveis reações adversas.

Se não sentir qualquer efeito, pode utilizar o produto, se notar alguma reação lave bem a zona onde aplicou o produto e não volte a utiliza-lo sem antes contactar o seu médico.

 

Óleo de Alecrim

 

Alecrim_Anadia_Pluricosmetica 

O óleo de alecrim é um poderoso aliado no combate à celulite, para além de ser reconhecido nos benefícios para o cérebro e sistema nervoso – melhora a memória, alivia as dores de cabeça e enxaquecas, diminui a fadiga mental e exaustão nervosa.

Este óleo é ainda utilizado para o crescimento do cabelo, pois estimula a circulação no couro cabeludo.

Pela mesma razão é também utilizado para tratar doenças arteriais, como palpitações, má circulação e varizes.

Na aromaterapia, o óleo de alecrim é conhecido por ajudar a curar perturbações tão diversas como: diarreia, flatulência e disfunções hepáticas.

As dores musculares, reumáticas, artríticas e relacionadas com a gota também são tratadas com o auxílio do óleo de alecrim.

Quando utilizado diluído em água quente, o vapor libertado pelo óleo de alecrim ajuda na bronquite, catarro, asma, sinusite e tosse convulsa.

Óleo de Árvore do Chá “Tea Tree Oil”

 

Arvore_de_cha_Anadia_Pluricosmetica

O Óleo de Árvore do Chá, também conhecido como “Tea Tree Oil”, é conhecido como um antisséptico.

Assim, este produto é utilizado para combater diversos tipos de infecções.

Excelente no combate aos problemas de pele, sobretudo aqueles provocados por fungos.

O óleo de árvore de chá é muito eficaz no tratamento de micoses de unha, aftas, dor de dentes, ouvidos, candidíase, psoríase, frieiras, calos, furúnculos, herpes e no tratamento de acne.

Para além de fortalecer o sistema imunológico, este óleo é também utilizado como desodorizante natural para axilas e pés, assim como no combate o mau hálito.

Óleo de Eucalipto

Eucalipto_Anadia_Pluricosmetica

 

óleo essencial de eucalipto é perfeito para a pele, principalmente para controlar a oleosidade.

É ainda utilizado no tratamento de queimaduras, feridas, bolhas, mordidelas de insectos, piolhos e infecções cutâneas, em geral.

Se necessita de curar constipações e gripes, este é também o óleo mais indicado.

Na área da cosmética, é também utilizado em massagem contra músculos e articulações doridas.

Desintoxicante natural, este óleo revigora o sistema imunitário, circulatório e respiratório.

A aromaterapia aconselha o eucalipto como estimulante mental, pois melhora significativamente os níveis de concentração e de produtividade.

Óleo de Laranja

Laranja_Anadia_Pluricosmetica

O óleo de laranja é reconhecido pelos seus benefícios para as funções digestivas, agindo como um tónico de estômago.

Já no sistema urinário, o óleo de laranja é utilizado no tratamento de disfunções dos rins e da bexiga.

Este óleo é também utilizado como descongestionante linfático e é, por isso, excelente para ser usado durante a drenagem linfática.

Para quem tem cabelos quebradiços, o óleo de laranja é também a escolha ideal.

Óleo de Lavanda

Lavanda_Anadia_Pluricosmetica

O óleo essencial de lavanda tem um efeito extremamente tranquilizante, perfeito para acalmar os nervos e aliviar a tensão, sendo ainda eficaz no tratamento da depressão, dos ataques de pânico, dores de cabeça, enxaquecas e insónias.

A lavanda é um dos poucos óleos essenciais que pode ser directamente aplicado na pele, sem qualquer tipo de diluição, tonificando e revitalizando-a.

O óleo de lavanda é ainda particularmente útil no tratamento de pequenas queimaduras, feridas, abcessos, mordidelas de insectos, psoríase e piolhos, sendo igualmente eficaz em peles oleosas e com tendência para acne.

Óleo de Limão

Limao_Anadia_Pluricosmetica

O óleo essencial de limão é conhecido pelos seus benefícios para o sistema circulatório e para diminuir a tensão arterial.

Para além de estimular o sistema imunitário e digestivo, é um bom remédio para a prisão de ventre, dispepsia e celulite.

Em aromaterapia, o limão acalma e alivia dores de cabeça e enxaquecas, melhorando as dores de quem sofre de artrite e reumatismo.

Este óleo contribui também para a diminuição da febre e outros sintomas associados, como as infecções da garganta e a bronquite.

O óleo de limão é muito utilizado na cosmética para o tratamento do cabelo e pele oleosa, pois tem vários outros benefícios ao nível da pele, nomeadamente enquanto esfoliante e na eliminação de acne, herpes labial e aftas.

A fitoterapia e a aromaterapia devem a sua fama ao uso das substâncias odorantes. Alguns óleos essenciais são muito conhecidos por suas propriedades medicinais: o óleo de cravo-da-Índia é um analgésico muito poderoso, bastante utilizado na área dentária. Já o de lavanda e o de maleleuca – conhecido como “tea tree oil” – servem como antisséptico.

 

 

Partilhar

Deixa um comentário

O teu e-mail nunca é mostrado. Campos necessários marcados com *

*
*