PluriBlog

OUTONO – ESTAÇÃO DA QUEDA DE CABELO

A queda de cabelo é um tema delicado, isto porque mexe com a auto-estima das pessoas. A conhecida expressão “o cabelo é a moldura do rosto” apenas confirma que os cabelos têm um papel fundamental na composição da nossa aparência.

moldura

Ao contrário do que se pensa, a queda de cabelo não é um problema exclusivo dos homens. Cerca de 40% das mulheres sofrem de algum tipo de queda de cabelo que carece de tratamento pelo menos uma vez ao longo da vida. Mas atenção que nem toda queda de cabelo é igual. As causas são inúmeras!

queda-homem

Conversamos com a Elisabete Lopes, Coordenadora das Lojas Pluricosmética e Conselheira de beleza, com conhecimentos e competências em diversas marcas no mercado de cosméticos como a Wella, Revlon, Schwarzkopf, L’oréal, Farmavita, entre outras, vai nos esclarecer alguns cuidados necessários para evitar a queda de cabelo:

DSC_5765

1- O que provoca a queda de cabelo?
Stress, má alimentação, o uso de substancias químicas (medicações específicas antidepressivos, corticóides, …), alterações ambientais e psicológicas aliadas ao metabolismo, dietas radicais e claro que também o fator genético.

2- Quantos cabelos é normal perdermos por dia?
Normalmente perdemos de 50 a 100 fios de cabelo por dia. Esses são substituídos por outros que nascem dando início a um novo ciclo.

3- Como podemos saber se a queda não é normal?
Quando temos queda de cabelo em quantidade exagerada (por exemplo, perceber que ao tomar banho entope a banheira) ou quando estamos a perder o folículo. Então assim confirmamos que estamos perante uma queda acentuada de cabelo. Lembrando que, não é normal e temos que agir com tratamentos de shampoo e ampolas anti-queda durante 3 meses. Se for uma queda sazonal um mês é suficiente e depois o uso de um tónico fortificante.

4- Por que os cabelos caem mais nesta época do ano?
É durante o Outono que acontece a queda das folhas das árvores. No nosso metabolismo acontece o mesmo, ou seja, segue a regra universal da renovação das folhas. Há uma mudança natural do cabelo. Segundo vários estudos, descobriu-se que a queda de cabelo ocorre na Primavera e no Outono, onde ocorre mais substituições capilares. Descobriu-se ainda que, cerca de 20% do cabelo deixa de crescer ou cai, bem como as alterações ambientais e psicológicas que estão ligadas ao metabolismo que contribuem também para uma maior queda nestas alturas. O que acontece é que há uma aceleração no metabolismo e um desgaste vitamínico e proteico maior que não é compensado em termos alimentares, por este motivo, o bolbo capilar fica com carência vitamínica, o mesmo acontece com a pele e com as unhas.

5- É possível prevenir a queda de cabelo? Como?
Sim. Usar shampoo e condicionador adequado ao tipo de cabelo, não dormir com o cabelo molhado, não prender o cabelo enquanto este estiver molhado, não lavar o cabelo com água muito quente, pois as altas temperaturas fragilizam o cabelo deixando-o mais fraco. E ainda, adotar um estilo de vida saudável com uma alimentação equilibrada, que contenha os nutrientes necessários para fortificar os fios. O uso de substâncias químicas, como o fumo e a bebida alcoólica, deixam sua saúde fragilizada, influenciando o ciclo de vida do cabelo. Adote hábitos saudáveis. Tente reduzir o stress, pratique algum desporto e aproveite minutos do dia para respirar fundo e libertar-se das tensões. Faça isso também pela saúde do seu cabelo.

6- Qual o tratamento mais adequado para combater uma queda mais acentuada?
Primeiro, é bom frisar que é fundamental consultar um profissional da área médica para quedas extremas. Nas nossas lojas, aconselhamos a linha Amethyste Stimulate shampoo e ampolas, a Farmanoir e a Bioxil, as 3 gamas de combate a queda da marca Farmavita.

Amethyste

FARMAVITA-FARMANOIR

Farmavita-BIOXIL

Da L’oréal a dupla força do shampoo Density Advanced e as ampolas da queda Aminexil estimulam os cabelos desde a raíz para favorecer a implantação da fibra no couro cabeludo.

LOREAL-AMINEXIL_ADVANCED

 

Na marca Revlon Pro You sugerimos o shampoo e as ampolas Hair Loss onde cabelo recupera corpo, volume e densidade.

Revlon-PRO-YOU

 

Outra linha desenvolvida especificamente para o combate às disfunções do couro cabeludo é a Schwarzkopf Bonacure Hair & Scalp shampoo e ampolas.

BC

 

E por fim, a Wella Professionals com o shampoo Refresh e as ampolas Balance que penetram e estimulam o couro cabeludo e as raízes, deixando o cabelo forte e espesso.

wella

 

Todas estas marcas que citei são tratamentos adequados para combater a queda dos fios. Em casos mais graves em que a queda é provocada por situações como uso de medicação anti depressivos, anemias ou outro tipo de patologias clínicas que provocam queda, aconselhamos as ampolas bioestimulantes Tiazolin da Revlon.

TIAZOLIN

7- A queda de cabelo é mais comum no homem do que na mulher?
É comum em ambos os casos mas no homem por regra é mais acentuada devido a hormonas e até à temperatura do couro cabeludo no homem é mais quente do que no da mulher. Outro produto de queda ainda mais específico para homens é o shampoo e ampolas de queda da nova linha reformulada da Schwarzkopf 3D Men.

8- Assim como os cremes antirrugas, existe uma idade para se começar a fazer um tratamento antiqueda ou não tem nada a ver?
Não tem nada a ver. Devemos fazer tratamento antiqueda assim que notarmos que a queda do cabelo já não é normal muitas vezes na adolescência por questões hormonais devem se fazer tratamentos para extinguir uma queda acentuada por isso não existe idade específica.

9- As extensões podem provocar ou acentuar a queda de cabelo?
Não as extensões por norma não acentuam nem provocam queda, no entanto é natural cair cabelo da própria extensão e daí pensarem que as extensões provocam queda. Em geral as extensões são de cabelo natural e não está ligado ao folículo nem ao couro cabeludo, pois é preso no próprio cabelo e se forem bem tratadas e escovadas não se evidencia tanta a queda.

10- Quem pinta o cabelo tem mais tendência a ter queda?
Não. Não existem dados específicos e nem nenhum estudo que comprove esta informação. A coloração não está associada a queda de cabelo. Na verdade, as tintas hoje em dia possuem ingredientes que ajudam a reforçar e hidratar os fios. Há muitas pessoas que pintam o cabelo e que não têm queda nenhuma.

11- Algumas dietas podem ocasionar a perda de cabelo?
Sim, a adoção de dietas restritivas para emagrecer podem levar a falta de nutrientes no organismo, ocasionando a queda dos fios, principalmente se forem dietas radicais sem acompanhamento médico. O cuidado com a alimentação é indispensável para a saúde capilar.

12- O cabelo pode cair de forma mais acentuada após a gravidez?
Sim, devido a alterações do metabolismo e hormonais, em alguns casos, após a gravidez a queda de cabelo é mais acentuada.

13- Qual a principal dica para ter um cabelo saudável o ano inteiro?
Utilizar shampoos, condicionadores e máscaras específicos para o tipo de cabelo, pentear o cabelo com escovas específicas para desembaraçar os cabelos (indico a escova The Wet Brush que o faz sem partir o cabelo) e pode ser utilizada em cabelo seco ou molhado. Não prender o cabelo com elásticos e objectos metálicos, não fumar nem beber bebidas alcoólicas pois podem influenciar o ciclo de vida do cabelo.

DATA-2

Aplicação dos produtos de queda: aplicar o shampoo normalmente nos cabelos molhados. De seguida retirar o shampoo e o excesso de água com uma toalha. Fazer uma pré secagem no couro cabeludo, aplicar a ampola distribuindo bem e massajar para facilitar a absorção do produto, pentear ou estilizar como habitualmente. O ideal é aguardar 48horas até a próxima lavagem, para que o tratamento atue de forma eficaz. Aplique as ampolas 2 ou 3 vezes por semana dependendo da queda.

aplicar-shampoo

aplicar-2

Partilhar

Comentários (5)

  • nuno frias

    boa tarde gostava de saber preços para qualquer um dos produtos e qual o mais efiscaz muito obrigado

    Colocado a 28 Fevereiro, 2016 às 16:22 | Permalink
  • Ana pires

    Gostava de saber qual o melhor tratamento para a queda de Cabelo

    Colocado a 29 Setembro, 2016 às 20:48 | Permalink
  • Marketing

    Olá,

    Desde já agradecemos o seu contacto e preferência pela Pluricosmética.

    Informamos que poderá visualizar o pretendido em:
    https://www.pluricosmetica.com/catalog/search/?s=Stimulate1

    Se for profissional, terá de se registar, anexando o seu comprovativo de profissão e esperar pela aprovação da conta. Após confirmação já poderá ter acesso aos preços como profissional.
    Caso prefira, poderá visitar a loja Pluricosmética mais próxima de si e solicitar apoio de uma Conselheira de Beleza.
    Veja as promoções em vigor em: https://www.pluricosmetica.com/promocoes/
    Se necessitar de esclarecimentos adicionais não hesite em nos voltar a contactar.

    Atentamente,

    Colocado a 30 Setembro, 2016 às 9:34 | Permalink
  • Michele Encke - Estética e Cabeleireiro - Oeiras

    Para o tratamento de queda de cabelo usamos o programa avançado para a queda do cabelo da L´Oreal profissionel. Os resultados são excelentes! Recomendamos!

    Colocado a 15 Outubro, 2016 às 16:15 | Permalink
  • Marketing

    Olá, Michele Encke – Estética e Cabeleireiro – Oeiras!

    Agradecemos a sua atenção!

    Atentamente.

    Colocado a 20 Outubro, 2016 às 9:08 | Permalink

Deixa um comentário

O teu e-mail nunca é mostrado. Campos necessários marcados com *

*
*