PluriBlog

RAIZ OLEOSA E PONTAS SECAS – COMO EQUILIBRAR O CABELO

blog_destaqueCabelosSecosOLEOSA
Quem possui cabelo oleoso na raiz e seco nas pontas tende a ter um trabalho redobrado na hora de o tratar, pois manter o equilíbrio é resultado de uma série de cuidados. Será que pode usar produtos à base de óleo? Lavar os fios duas vezes ao dia ajuda a controlar a oleosidade? O cabelo demora mais para crescer?
Respondemos às principais questões para que possa manter o seu cabelo sempre saudável e bonito.

Por que o meu cabelo é oleoso na raiz e seco nas pontas?
Cabelos ondulados, cacheados e crespos costumam ser mistos, pois o manto hidrolípidico (hidratação natural) não alcança as pontas, já que os fios são encaracolados e impedem que ele passe, concentrando-se na raiz. Além disso, fatores como o clima, o excesso de químicas, produtos inadequados usados no dia a dia, água quente, o uso frequente de secadores e chapinhas, e a exposição ao sol contribuem para esse tipo de cabelo.

Quantas vezes por semana eu devo lavar os cabelos mistos/oleosos?
Algumas mulheres acreditam que lavar os cabelos duas vezes ao dia remove o excesso de oleosidade da raiz. No entanto, esse processo ajuda a produzir ainda mais óleo na região. Quando você lava demais, a oleosidade é retirada do couro cabeludo de uma forma abrupta. Com isso, o organismo entende que aquela área está ressecada demais e produz ainda mais óleo, resultando em uma aparência indesejada. O ideal é lavar os fios todos os dias ou, no máximo, dia sim, dia não.

Lavar o cabelo por muito tempo no banho ajuda?
Outro erro comum é passar muito tempo no banho até que “a água remova todo o óleo”. Água e óleo não se misturam, o que retira a oleosidade são os tensoativos do shampoo, principalmente na raiz. Além de gastar água, o cabelo vai ficar ainda mais oleoso após o banho.

Por que devo lavar os cabelos com água fria?
A água fria confere muito mais brilho ao cabelo, pois impermeabiliza as madeixas, selando a cutícula e garantindo o brilho. Já a água muito quente pode dilatar essas cutículas, chegando a causar descamação e até caspa. Uma dica para quem não aguenta tomar banho frio é lavar o cabelo com água tépida e pelo menos finalizar a lavagem com uma passagem por água fria.

Chocolate provoca a oleosidade e espinhas no couro cabeludo?
A culpa é do açúcar contido no chocolate. Qualquer alimento muito açucarado estimula a hiperprodução de oleosidade, tanto no cabelo como no rosto. Para tratar, além de diminuir a ingestão de açúcar, aposte em produtos específicos para controle de oleosidade, como os da linha Equilibrium Raiz & Pontas da marca Amend. Esta gama possui fórmula com Oligominerais reguladores e complexo vegetal hidratante, por isso proporciona nutrição e suavidade para os fios mantendo o equilíbrio da lubrificação intra e interfibras. Além de evitar a quebra e formação de pontas duplas.

blog_amend

Os produtos da gama Equlibrium Raiz & Pontas Amend estão disponíveis nas lojas Pluricosmética e na loja Online.
Pergunte também no seu cabeleireiro.

Partilhar

Deixa um comentário

O teu e-mail nunca é mostrado. Campos necessários marcados com *

*
*